Tuesday, December 14, 2004

In the midle of ...


In the midle off...
Originally uploaded by croque.
Pois e, estou em cima da ponte. Mesmo nos limites dos bracos basculantes. A falha e de, aproximadamente, 5 cm. Da para perder o telemovel... porque la em baixo e o Tamisa, ou Thames.
Vale a pena visitar! Como ja devem ter percebido, gostei muito do que vi.
Fico a espera que me deem as vossas opinioes depois de la irem.
Um abraco e ate breve, sim porque so faltam duas noites para pisar chao Luso!

Smog ou reflexo ?!


Smog ou reflexo ?!
Originally uploaded by croque.
Tirei esta foto da ponte. Mas do tabuleiro superior. E uma vista bonita, mas as "torres" ao fundo nao estao muito nitidas. Reflexo nao e, porque ha janelas para os "turistas". Peco desculpa pela falta de qualidade, mas a maquina nao e exactamente o que eu esperava... mas e a que tenho...

Men @ work


Men @ work
Originally uploaded by croque.
Por dentro de uma das torres, a da direita nas fotos anteriores, e isto que se ve. Em homenagem aos 400 e alguns trabalhadores que durante 8 anos ajudaram a a por esta obra de pe. E "so" 10 faleceram neste periodo. E ao tempo que foi... Na construcao da 25 de Abril a percentagem deve ser identica, ou nao... A data nao e com certeza.

Tagides do Tamisa


Tagides do Tamisa
Originally uploaded by croque.
Talvez o Mito nao fosse Mito...

Tower Bridge


DSCI0048
Originally uploaded by croque.
Ao longe nota-se algo de diferente nesta ponte.

Wednesday, December 08, 2004

Castelo de Ourem


Castelo de Ourem
Originally uploaded by croque.
"O nome original deste Concelho foi Abdegas ate o seculo XII. Com a expulsao dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourem.
O nome Ourem tera derivado de uma lenda que envolve uma linda moura. Estando apaixonada pelo cavaleiro templario Goncalo Henriques, a moura converteu-se ao cristianismo e tomou o nome de Ouriana.
Auren era o nome do castelo que, em 1136, D. Afonso Henringues tomou aos mouros. Em 1180 foi concedido o primeiro foral dado por D. Teresa, filha do rei conquistador. O Conde Andeiro, segundo Conde de Ourem, foi o responsavel pela assinatura do Tratado de Alianca entre Inglaterra e Portugal, em vigor ate aos nossos dias.
D. Nuno Álvares Pereira, terceiro Conde de Ourem, foi o homem que em 1385 garantiu a independencia de Portugal quando conseguiu uma espectacular vitoria na grandiosa Batalha de Aljubarrota. A derrota do exercito Castelhano, cinco vezes maior que o Portugues, inscreveria para sempre o seu nome nos anais da historia de Portugal.
O quarto conde de Ourem, D. Afonso, instalou a sua corte na localidade. Com as muralhas e torreoes que mandou erguer protegeu o burgo e o seu paco. A Colegiada de Nossa Senhora da Misericordia congregou as quatro paroquias do burgo, em 1445. Apos o terramoto de 1755 e com as Invasoes Napoleonicas, começa a delinear-se a nova localidade, no vale. A entao freguesia independente de Aldeia da Cruz viria a ser a futura sede do concelho, com o nome de Vila Nova de Ourem. Em 2001, passou a ser cidade, com o nome de Ourem."
Aqui fica um pouco de Historia, sobre um sitio de que ha tantas estorias...

Wednesday, December 01, 2004

North View


North View
Originally uploaded by croque.
Esta foto foi tirada no Tate Modern, ha ja dois meses e meio. Como o tempo passa. Numa "bela" tarde de sabado, com a minha amiga Lucia. Assim que entrei nao percebi o que era. So via pedacos de lixo, expostos numa parede enorme. So depois de tirar a foto e que me apercebi do que se tratava, Inglaterra vista do norte. Talvez seja essa a opiniao do autor...
Tate Modern e um dos locais que aconselho a irem. Mas vao de manha, e nao marquem nada para a tarde... E enorme, e esta cheio de coisas interessantes para verem. Nem que seja o ultimo piso, com uma vista extraordinaria. Onde esta o Restaurante. Nao podia deixar de dizer que nao se paga para visitar este" espaco cultural".
Fica a dica, para quando ca vierem!
Fiquem bem e ate breve.
OVER AND OUT.