Sunday, February 13, 2005

Traseiras, viradas para o Tamisa


Traseiras, viradas para o Tamisa
Originally uploaded by cmroque.
Fundado em 1869, este Gentlemen Club acolhe a Nata da Sociedade Londrina. Nao a nova nata, mas a verdadeira.
Ate ha pouco tempo foi um Club de Tiro, Polo, Tennis e Cricket. Devido a sua posicao geografica, o Tiro acabou, devido a outras, desconhecidas, ou mais que obvias, razoes os cavalos foram desaparecendo, ficando assim o Tennis, em Green, o Cricket, em Green e claro o Golf, tambem em Green. E simplesmente impressionante! Toda aquela vegetacao, tao verde, tao natural, tao calma, tao tudo menos Londres, ali mesmo em Putney a ser banhada pelo Tamisa. One of a kind!
Claro que tudo isso tem um preco, que nem todos podem pagar. E o preco da exclusividade, do elitismo. Em media oito anos de espera para se tornar membro, com uma quota de mil libras por ano. E so sao aceites "candidaturas" em caso de indigitacao por um Membro mais antigo. Muito restrito este "paraiso" de Ladies e Gentlemen, onde me apercebi do verdadeiro sentido da expressao "so para Ingles ver"...Faz todo o sentido.
Mas, voltando ao Club, e constituido por uma serie de edificios, formando um U. De uma ponta a outra demora-se 3 a 4 minutos... a andar, depressa, que tempo e dinheiro. O edificio principal, na foto, e o mais antigo, o mais encantador. Os outros sao remodelacoes ou foram construidos recentemente. Nao teem tanto encanto. A Harness Room era o estabulo para os cavalos. Dai o nome Harness. E la que passo grande parte do meu tempo, a cuidar, o melhor que posso, dos meus Members. Muito simpaticos, muito atenciosos, muito boas pessoas. E um prazer trabalhar com, e para, pessoas assim. Neste espaco fazem-se dois tipos de “servico”. O tea service e o Waiter service. Das 9:00 as 18:30 e tea room e das 18:30 as 23:00 funciona como Restaurant Brasserie. Completamente distintos, requerem equipamento e Staff diferentes. O que nem sempre acontece... porque milagres so em Fatima.
Quanto ao pessoal que me rodeia, o STAFF, sao quase todos estrangeiros, e estudantes. Muitas diferensas culturais, mas com compreencao e boa vontade chega-se sempre a um concenso, e todos os dias se aprende algo sobre os diversos povos que la sao representados, pelos meus colegas. E uma muito boa experiencia.
Depois de retratar o Club e o seu “interior” vejo-me obrigado a fazer uma analepse ate ao dia 2 deste mes. Foi o dia em que fui pedir autorizacao para tirar as fotos do Club. Depois de algumas pessoas me terem dito que lhes tinha ido negada a autorizacao, fiquei meio desesperancado... Mas a Miss Jaqueline, a setima pessoa com quem falei, disse-me: “Nao. Hoje nao. Tem que esperar por um dia de Sol. Avise-me primeiro, para informar os Segurancas...” Fiquei sem palavras, estupido de contentamento. E quando o momento surgio, aproveitei. Nao devem haver muitas fotos assim, autorizadas... Se clicarem em cima da foto vao ter a galeria onde as outras fotos estao, para que possam ver mais do que so a Casa.
Foi este o meu assunto da semana, o mais digno de partilha para convosco.
Espero que tenha desfeito quaisquer duvidas sobre o sitio onde trabalho, e que atraves das fotos vos faca ganhar alento para ca virem, porque “nao ha nada como realmente”, como dizia o J.Lucas.
De momento, sem mais OK.

OVER AND OUT.

Sunday, February 06, 2005

TATE MODERN


TATE MODERN
Originally uploaded by croque.
Sabado, 5 de Fevereiro de 2005
Tate Modern, Londres

Alvorada as 9:00, pela fresquinha...Putney Bridge Station as 12:00 e Tate... pouco tempo depois.

Muito interessantes, as varias exposicoes e muito agradavel o Restaurante. Em conta, para mim. Que tenho uma carteira pequenina... Muito bem servido, quanto a quantidade e qualidade da comida, servico semi-rapido, e uma optima vista sobre o Tamisa, mesmo em frente a St. Pauls Cathedral. Vao, que val a pena, mas almocem primeiro... porque apartir das 13:30 esta muito busy.
Mas mais uma vez realco O Edificio! So isso ja e uma duzia de razoes para la ir. Mas se calhar e para mim que gosto de tijolo e ferro... com um bocadinho de vidro... Na foto podemos ver a antiga chemine do edificio, que ao longe parece um "predio"...
Assim foi mais um dia OFF. Na companhia de uma amiga de origem Oureense, do supe do Castelo.
Muito bem passado o dia, cedo chega a noite. E sempre assim...
Chego a casa, abro a porta e ouico, Guns a "bombar" desenfreadamente, muitas vozes desconhecidas e um sinto um cheiro a churrasco... temos FESTA!!! Foi o meu imediato raciocinio. Entro na cozinha, e vejo que se calhar me enganei na casa... nao conhecia ninguem... mas la estava a Caneca dos 100 anos do Fado... a minha espera... As pessoas que nao conhecia fiquei a conhecer, e as que conhecia, cada vez conheco melhor.
Diferentes culturas, mas a essencia e a universal, o bom coracao, o espirito de partilha e claro, o cooperativismo. Assim se faz uma casa, onde o quotidiano e tao agradavel hoje como sera no futuro e como foi ate aqui. E onde ha sempre espaco para quem quiser aparecer. SEMPRE!
Mas como o Barbecue estava a ser tao bom, depressa chegou o sono e ainda mais rapido se foi a lenha da fogueira. Parecia um fogo de conselho... Lindo!!!! A comer de Victor Inox na mao... Belas recordacoes.
BOA CACA e ate a proxima.
OVER AND OUT