Monday, December 18, 2006

A FUNDO!




"Faz hoje anos que dois irmãos, Wilbur e Orville, estavam há quase um mês acampados perto de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, em preparativos absolutamente extraordinários.

No dia 18 de Dezembro de 1903 foi o "agora ou nunca": Wilbur e Orville atiraram uma moeda de 25 cêntimos ao ar. Wilbur perdeu e Orville ganhou o privilégio de trepar para uma espécie de plataforma de contraplacado e deitar-se lá, tudo isto em cima de um carril de caminho-de-ferro. Cá em baixo, Wilbur pôs o motor a funcionar - um Perkins de 12 cavalos a benzina - e todo o estranho conjunto, que pesava precisamente 337 quilos, rolou rampa a baixo e, quando atingiu 16 quilómetros por hora, levantou voo e subiu a três metros de altura - e assim se manteve durante quase um minuto. E, para o que desse e viesse, pela primeira vez na História da Humanidade, um veículo mais pesado que o ar tinha voado com um homem lá dentro, percorrendo 820 metros à força exclusiva de motor.

Depois a história dos Wright é uma série de contínuos sucessos. Aquele mesmo motor foi modificado, rectificaram os cilindros, aumentando-os em quase cem centímetros cúbicos, o que lhe deu mais cinco cavalos de potência. Por incrível que pareça, esta primeira máquina dos irmãos Wright era extraordinariamente resistente e no ano que se seguiu, com o novo motor, efectuou mais de uma centena de voos bem sucedidos e cada vez mais longos. O recorde foi cinco minutos e 17 segundos no ar, cobrindo uma distância de três milhas a uma altitude média de três metros.

O registo aqui está: o primeiro voo motorizado de um veículo mais pesado que o ar foi há 103 anos."

OVER & OUT

0 Comments:

Post a Comment

<< Home