Friday, July 08, 2005

07/07/2005

Acordei com uma excitacao diferente do normal. HOJE chegam os meus Tios. Levantei-me, tocou o movel, atendi e ouvi "liga a TV e ve as noticias. Como vais para o aeroporto?" Achei o comando e liguei. Bombas e mais bombas, linhas fechadas, City de rastos e fechada, mortos, relatos de que estava no "metro" aquando as explosoes... e por ai fora. Como e que vou para o aeroporto?? Sera que vale a pena ir?? Sera que o pior ja passou?? Sera que ... Tomei um duche, o mais rapido de sempre, peguei na Fuji e sai de casa. Telefones 0!! E agora?? Chequei os transportes, BUS a funcionar. Proxima paragem Clapham Junction" para apanhar o comboio ate Gatwick. O BUS para a meio do caminho. E agora?? Andar a pe. O transito um CAOS!! Nao e as 13:00 que la chego... Compro o bilhete plata forma 3, acho eu..., enfio-me no comboio e vou ate East Croydon, para apanhar outro ate Gatwick. Parecia um doidinho, a atender os moveis, a por em espera, a desligar a falar... De loucos. Assim que sai vi uma "stuart" da B.A.. Perguntei se o destino era o mesmo que o meu, ao que ela disse que sim. Que ia trabalhar, e que tinha que la estar as 13:00... Mas que ia chegar atrasada... ok, eu tambem. O train estava atrasado 20 minutos, comecamos a falar, e derrepente policia a evacuar a estacao. Dois comboios apinhados de gente, a serem evacuados. Parece que estas num filme, mas um dos, muitos, figurantes es TU. A voz de comando dos policias a dizerem "clear the area" repetidamente, as pessoas a correrem, a chorarem, a gritarem, ninguem sabe o que fazer, para onde ir, a a Helena e o Marques, um Portugues que o Ingles nao e o seu forte..., com malas atras... e eu com eles, a tentar fazer o que podia. NADA! A nao ser correr e ver se tava tudo bem com esta "crue". Que derepente se tornou a minha. Saimos da estacao, no sentido indicado pelos varios policias, e "estacionamos" mesmo em frente a um banco. Onde quase toda a gente estava, centenas de pessoas, ali, paradas, ha espera... de que?? Levantei dinheiro, no multibanco, e fumei dois cigarros, enquanto a Helena recebia telefonemas e o Marques tentava falar com o irmao, a espera dele em Berlim. Resolvemos entao ir a procura de TAXI. Era a unica solucao. E num segundo a rua encheu-se de policias de fita amarela na mao, a dizerem "clear the area". A 50 metros de nos estava uma bomba, num banco quase em frente "a nos". Panico, correria, desespero e uma unica coisa em comum com toda aquela gente: E agora??
Conseguimos arranjar um mini cab, 25£ por pessoa ate ao aeroporto. Banhada!! "Nao faco negocios com pessoas do teu calibre, mate." E a traducao de parte do que disse ao tipo do mini cab. Arranjamos outro taxi, um CAB, e fomos ate ao aeroporto. Sempre a tentar faze-los esquecer, como se podesse, do que tinhamos passado e de que ha tantas coisas das quais podemos falar, relembrar ou contar. Sem incidentes chegamos a Gatwick. A Helena ja nao foi para Roma, o Marques nao tinha voo para Berlim, foi ate Heathrow, e eu encontrei-me com os meus Tios, no Costa Cafe.
Podem pensar que foi uma experiencia marcante, o que concordo, mas podia ter sido tao pior... Mas, talvez seja o pensamento "Tuga". 6 bombas, centenas de feridos, um homem bomba morto a tiro, mortos, muitos mais do que os dados revelados, em LONDRES, e a minha reaccao e "podia ter sido pior". Porra, ta na hora de acordar!!
Quanto a quem tentou saber o que se passaria comigo, um muito obrigado pelo gesto. Nao respondi a quase ninguem e peco desculpa por isso. Mas o momento nao era o mais propicio.
Agora pela calada da noite, que ja estou mais calmo, e apesar das ideias nao fluirem como deviam, porque estou mais cansado e ainda um pouco abalado, senti que era o meu dever falar-vos um pouco sobre o meu dia.
Neste post nao coloquei nenhuma foto, porque iria mostrar o que nao vi, e as imagens que tenho sao de aglumerados de gente, que se podem ver em qualquer saida do metro, pelo menos por ca.
Um muito obrigado e ate mais. Espero que nao mais pelo mesmo motivo...

Carlos Roque.

OVER AND OUT.

5 Comments:

At 08 July, 2005 08:59, Blogger saviol said...

Brons dias miudo! Ainda bem que por aí está tudo bem! Vamos aguardando notícias da tua parte! Sempre boas notícias! um grande abraço!

 
At 08 July, 2005 11:00, Anonymous Anonymous said...

Ainda bem que não tiveste problemas de maior. Um beijinho, Prima.

 
At 08 July, 2005 13:02, Blogger Axpegix said...

Men... ainda te queichas??

O cenário perfeito para ti.. bombas, bombistas, tiros e explosões.... um clima de guerra perfeito... foste parar ao sítio certo!! :)
Que ao menos isto sirva para nos rirmos... que chorar não vale a pena!!

1 Abraço

 
At 09 July, 2005 00:47, Blogger croque said...

Intenso. Espero que nao tenha que repetir. Mas ao mesmo tempo sinto que podia ajudar, quem passa por momentos deste tipo, passando e estando la, na hora, e no breve depois. Que e tao confuso como ver uma filmagem de um camera man a correr, com som. Mas com o vento a soprar-te na orelha, os pelos a ficarem em pe, o coracao a galopar, e a calma, em ti, a ser passada para os outros, aterrorizados, com um toque, duas palavras ou simplesmente uma expressao. Sinto que podia fazer mais, por aqueles que convivem com o STRESS de forma diferente.
E so um feeling...

Carlos Roque.

 
At 09 July, 2005 15:44, Blogger Ric Jo said...

Man, só agora tive oportunidade de comentar. No próprio dia, a minha primeira reacção foi ligar pó povo aí em Londres, e de todos, só consegui contactar o Fil. Ele assegurou-me que estava tudo bem, ou melhor, menos mal... Depois vim on-line (MSN) e vi que tavas "ausente"... que atrofio... Bem que teclei contigo, mas de nada valendo, pois tavas na tal aventura a caminho de Gatwick... Aínda bem, que pelo menos "dos nossos", todos estão bem. Agora, para alegrar um pouco, vendo pela perspectiva do Aspegix, ele tem muita razão... Não seria mesmo um cenário de sonho para ti!? lol. Abraço!

 

Post a Comment

<< Home