Sunday, August 21, 2005

FORNO, o que dele resta...


FORNO, o que dele resta...
Originally uploaded by roqueinlondon.
Ontem a noite, assim que cheguei a casa, como e costume, liguei o lap top e comecei o contacto com alguns amigos ai "de casa". Falei com o David Abreu, do Paris, que me disse que as zonas do Escandarao, Atouguia e Pinhel tinham sido afectadas pelo fogo e que a situacao era grave, pois algumas casas tinham ardido na Atouguia. Fiquei preocupado, porque Pinhel nao e assim tao grande e a nossa casa esta la, assim como o forno. Apesar de que nao tinha tido noticia nenhuma por parte dos meus pais, sinal de que etava tudo bem. Pouco tempo depois fiz um refresh ao Blog, onde vi o comment do Paulo Ismael "Nem mesmo o célebre "forno do Roque"escapou." Fiquei parvo a olhar para esse conjunto de letras, que todas juntas me fazem sentir mais pequeno, mais vazio, mais triste. E sendo assinadas por quem foram, sei que a tristeza nao e so minha. O FORNO foi, e, e sera sempre um local mitico. Onde se conversa, onde se dispara, onde se chora, onde se pensa, onde se vive e sente tanta coisa como em nenhum outro lugar. Com telhado ou sem telhado, com carros ou sem carros. Nao interessa, sera sempre o nosso lugar! O meu e o dos meus amigos! Arda o que arder!
Apos uma noite de lembrancas e de saudade dos velhos tempos, acordei com o intuito de telefonar aos meus pais, para lhes "pedir satisfacoes" sobre o que aconteceu, e sobre o que se perdeu. O fogo chegou de Norte e de Oeste, o fumo era intenso e as fagulhas abundavam no ar. Muito quente e seco o hambiente que ali se vivia. Com casas muito perto, os Bombeiros tentavam fazer tudo por tudo para travar o fogo antes de chegar as casas. E o forno, com uma empena aberta, a Oeste, comecou a arder... a palha que tava em stock, na parte agora inexistente, serviu de rastilho para tudo o resto. Para o Y10, essa MAQUINA INFERNAL, para o FIAT UNO, uotra grande MAQUINA, e para o SEAT IBIZA... tirando a estrutura em madeira, como devem calcular, e a lenha toda... Salvaram-se os tractores e o FIAT 128. Por sorte.
Foram, com certeza, momentos de grande aflicao, os que os meus pais, e todas as pessoas ali em volta passaram. Lamento por nao ai ter estado, mas de nada tinha adiantado a minha presenca. Ia-me sentir "so" mais frustrado e mais triste do que me sinto. Porque ver o FORNO a arder nao seria, para mim, tarefa facil.
Mas, a Vida continua, e ainda bem que ninguem se magoou. Ao menos isso.
Aqui fica o meu "depoimento", a 2000 Km de distancia.
Fiquem bem e ate, com muita pena, para o Natal.

Carlos Roque.

OVER AND OUT.

9 Comments:

At 22 August, 2005 00:31, Blogger frederic stefanini said...

I am sorry to this this picture mate. all my support to your family take care
fred

 
At 22 August, 2005 08:49, Blogger Elvira said...

Bom dia! Obrigada pela tua visita a minha "Janela sobre Ourém". És orindo do concelho? Um abraço.

 
At 22 August, 2005 21:45, Blogger Ric Jo said...

Man, foi um fim de semana muito duro para todos os oureenses que vivem em Gondemaria, Escandarão, Alqueidão, Pinheiro, Atouguia e Freixianda. Lamento o Forno ter tido este trágico fim. Agora há que fazê-lo rensacer das cinzas... E as memórias, essas não arderam!
Um abraço.

 
At 22 August, 2005 23:56, Anonymous Anonymous said...

Estivemos lá e vimos! Um céu enegrecido pelo fumo que teimava em fazer "frente" ao sol!O vento fazia crescer o fogo que teimava em arder impiedosamente,lançando tragédias por onde passava. As chamas dançavam um "balé esquisito" mostrando a superioridade da natureza, traçando uma rota de destruição! E nesse cenário víamos no rostos das pessoas a sua impotência perante a força incontrolável do fogo! Diante disso, só nos resta lamentar pelo sucedido e desejar que todas as pessoas sejam mais prudentes e solidarias, pois nesse mundo em que vivemos cada um tem a sua cota de responsabilidade!

 
At 23 August, 2005 06:20, Anonymous Anonymous said...

Bem Carlos Roque (eu e as minhas horas tardias de visitar os bloggs!!!...isto tem de acabar).
Tenho andado um pouco à margem dos acontecimentos, que ao que me parece, para ti, têm sido de grandes emoções.Apaixonantes acima de tudo!!!
Antes de mais, quero felicitar-te pela tua recente paixão. Lá está!! mesmo à distância "mandas a pausa" do James Bond oureense...eheheh o que é sempre bom de se saber...(pelo menos é sempre menos um do lado da procura...hihihihih).
Falando agora de coisas mais sérias. O que se tem passado em Ourém, relativamente aos incêndios, para mim não é nada de novo...apenas destea vez bateu-nos à porta, e por isso talvez custe mais!!! Mas, facto é, que, todos os anos a história se repete. Portugal arde de novo, e de novo, e de novo e pelos vistos, esta história há-de repetir-se enquanto não se agir em conformidade...e já agora com a devida antecedência.
(Já agora levanto a questão...será que no Inverno vamos ter aberturas de telejornais com cheias...devido à falta de limpeza dos sistemas de drenagem etc, etc,...e êntope-se tudo e sei lá mais o quê!!!!???)
Concluíndo o capítulo "Portugal em brasa!!": penso que, actualmente o Homem tem meios e conhecimento sufeciente para prevenir e minimizar o danos causados pelos incêndios, basta ORGANIZAR-SE e QUERER, sejam lá eles quem forem... os que decidem nestes CASOS, porque FORNOS como o do Roque há cada vez menos...
Abraço

 
At 23 August, 2005 23:54, Anonymous Anonymous said...

Pois é..Cá estou eu mais uma vez,agora um pouco mais recomposto dps do fds atribulado..Tal como tu dizes o importante é não ter acontecido nada pior para as casas,é pena o forno,mas as memórias para sempre ficarão guardadas..Fica bem e não te estragues.Abraço para ti e beijo para a tua cara metade..
Over and out..

 
At 25 August, 2005 22:29, Blogger Lobo Sentado said...

Força, Carlos
vocês reconstruirão o forno. E criarão novas recordações.

 
At 31 August, 2005 22:40, Blogger Filipe Simões said...

Que dizer,que sentir,que fazer...
Os culpados andam há solta e as pessoas que perderam os seus bens vivem agora na tristeza.
Tenho muita pena pelo que aconteceu ao Forno,é triste quando arde algum bem ainda para mais sendo um local mitico de um amigo meu.
Um abraço e muita força pa ti.

 
At 22 September, 2005 18:05, Anonymous Anonymous said...

Amigo roque.. Fiquei impressionado pelas tuas palavras k passo a transcrever:"os Bombeiros tentavam fazer tudo por tudo para travar o fogo antes de chegar as casas" são palavras assim k nos fazem ter força e coragem para continuarmos o nosso trabalho... E acredita k nos esforçamos para k o incêndio não chegasse aquelas proporções... um abraço dos bombeiros de Ourém.

 

Post a Comment

<< Home